Stephen Schwartz, 77 anos, revelou novidades sobre as adaptações cinematográficas do musical da Broadway “Wicked”. A história foi dividida em duas partes: “Wicked: Parte 1”, lançada em 2024, e “Wicked: For Good”, que estreia ainda este ano.
Em entrevista à rádio CBN, o compositor comentou mudanças na personagem Nessarose, vivida por Marissa Bode, que utiliza uma cadeira de rodas. “A cena foi modificada. Eu e a Winnie [Holzman, roteirista] aprendemos muito com a comunidade PCD”, afirmou Schwartz.
Ele reforça que a narrativa não pretende sugerir que a vida de uma pessoa com deficiência seria "resolvida" caso ela passasse a andar. “A vida da Nessa não se resolve – muito pelo contrário. Mas queríamos tratar o tema com respeito e, ao mesmo tempo, contar nossa história… Acho que estou dando spoilers de novo”, disse. Ele acrescenta que o arco da personagem gira em torno de um amor não correspondido por Boq.
Schwartz também mencionou outro personagem que se interessa por Nessa, mas que ela não consegue perceber. “Não sei se isso permaneceu no corte final do filme, porque ainda não o assisti”, revelou.
O compositor destacou ainda que a transposição para os cinemas permitiu expandir a história de Glinda e Elphaba, com cenas e músicas inéditas. “Há aspectos do segundo ato, como dilemas enfrentados por Glinda, que não cabiam na peça original, mas conseguimos aprofundar no último filme. Por isso, incluímos novas canções.”
Ele conclui dizendo: “Conseguimos explorar elementos como: o que Elphaba tem feito desde que se tornou a Bruxa Má? Onde esteve todo esse tempo? Isso também nos levou a criar novas músicas. Tudo o que posso dizer é que há material inédito além das novas composições.”
“Wicked: For Good” estreia no Brasil em 20 de novembro de 2025