Fernanda Torres, 59 anos, entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. A cerimônia ocorreu neste domingo (5), e Torres foi reconhecida por sua atuação no filme "Ainda Estou Aqui", onde interpreta a icônica Eunice Paiva.
A atriz superou concorrentes de peso, como Angelina Jolie, indicada por "Maria Callas", e Nicole Kidman, indicada por "Babygirl". Com a vitória, Fernanda Torres agora é considerada uma forte candidata ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz.
Durante seu discurso emocionado, Torres agradeceu ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos. Visivelmente surpresa, iniciou dizendo: “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente.”
Ela continuou: “E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que trajetória, Walter! Também quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou.”
Encerrando o discurso, Torres relembrou a indicação da mãe, Fernanda Montenegro, ao Oscar por "Central do Brasil" em 1999: “Vocês não imaginam o quanto isso significa para mim. Por isso, dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha, ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Barker [diretor da Sony Pictures Classics], Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!”
A revista Variety havia destacado Fernanda Torres como uma das favoritas ao prêmio. Segundo a publicação, ela era “a única atriz entre os indicados cujo filme também foi reconhecido em outra categoria, concorrendo a Melhor Filme em Língua Não Inglesa”. Apesar do forte apoio que a atriz recebeu, concorrentes como Nicole Kidman e Angelina Jolie eram consideradas adversárias à altura.
Para fechar a noite memorável, Fernanda Torres reafirmou sua dedicação à arte e expressou gratidão por fazer parte de um momento tão importante para a cultura brasileira no cenário internacional.