O rapper brasileiro Daniel Jikal, 20, movimentou as redes sociais no último domingo (21) ao ganhar destaque em uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, sobre a origem do k-pop, fenômeno cultural e musical, originário da Coreia do Sul, que conquistou o mundo nos últimos anos.
No país da Ásia Oriental, o músico, que tem família coreana, é um dos artistas que buscam o sucesso. “Eu mudei para cá com a intenção de virar um artista”, disse.
Em 2021, o jovem, que passou boa parte da infância no Brasil, participou de um reality show em Seul que buscava talentos para um novo grupo de k-pop.
“Eu tinha que fazer uma música em uma hora. Então, eu estava bem nervoso, não sabia o que fazer, mas eu falei: ‘Vamos fazer uma coisa legal, uma coisa que eu faço em casa, vamos fazer umas rimas'”, contou.
Na época, Psy, considerado o ‘rei do k-pop‘, era um dos jurados da competição. “Eu não acreditei, porque [ele] é muito diferente vendo-o na TV. Eu cresci muito com o Psy”, lembrou.
Apesar de avançar nas etapas do programa, o artista não venceu o prêmio final, mas, ao voltar para os Estados Unidos, recebeu um telefonema do astro que garantiu: “Eu te eliminei porque eu quero que você vá como um solo, seus talentos vão brilhar mais como solo”.
Carreira de Daniel Jikal
Com um contrato de cinco anos na agência do rei do k-pop, o brasileiro se mudou de vez para a Coreia do Sul e gravou seu primeiro videoclipe, da música “‘Fresh’ MV”, lançado em março deste ano. Até o momento, a faixa reúne mais de 1 milhão de visualizações.