Estado de São Paulo está na semana de maior risco para incêndios
O governo instalou um Gabinete de Crise no Palácio dos Bandeirantes
Radioagência Nacional - Por Joana Côrtes
Publicado em 16/09/2025 10:09
Meio Ambiente
© Jader Souza/AL Roraima

O Estado de São Paulo entrou na semana de maior risco para incêndios neste ano. Por conta disso, o Governo do Estado de São Paulo instalou nesta segunda-feira um Gabinete de Crise no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – o INMET - as altas temperaturas e os baixíssimos índices de umidade relativa do ar também marcam as regiões Nordeste e Centro-oeste na última semana do inverno brasileiro.

A Defesa Civil de São Paulo alerta que está será a semana mais crítica da estiagem do ano para o Estado de São Paulo, como explicou o coordenador do órgão, tenente Maxwell de Souza.

O Gabinete de Crise reunirá, de forma presencial, representantes de diferentes órgãos estaduais como Corpo de Bombeiros, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental.

Com risco extremo para queimadas, a Defesa Civil também pede que a população tome ainda mais cuidado para prevenir novos focos de queimada.

No decorrer da semana, o tempo deve permanecer seco e sem chuva também em grande parte do interior da Região Nordeste, com destaque para o oeste da Bahia, sul do Maranhão e grande parte do Piauí. Nessas áreas, segundo o INMET, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20%.

Para a Região Centro-Oeste, o destaque continua sendo a baixa umidade do ar, com valores abaixo de 25%, especialmente no Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e no centro-leste do Mato Grosso.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários