ZAARA ENCERRA TRAJETÓRIA DE NOVE ANOS
Publicado em 14/07/2025 22:29
Novidades

Brusque, SC – 14 de julho de 2025  Após uma carreira marcada por dedicação, coragem e inúmeras missões de salvamento, a cadela Zaara, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi oficialmente aposentada. A decisão partiu de seu condutor, o sargento Carlos Alexandre de Souza, que optou por antecipar o fim das atividades operacionais da parceira de quatro patas como forma de preservar sua saúde e garantir merecido descanso. Zaara completa 10 anos em breve — idade limite para cães de trabalho na corporação.

Admitida aos três meses de idade e treinada intensamente por dois anos e meio, Zaara conquistou certificações regionais, nacionais e internacionais pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO). Com atuação reconhecida, participou de missões emblemáticas, como o desastre de Brumadinho (MG), enchentes em Pernambuco, operações no Rio Grande do Sul, chuvas em Petrópolis (RJ) e o ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio (SC).

Foi também pioneira ao se tornar a primeira cadela de resgate da segurança pública brasileira autorizada a embarcar em voos comerciais em serviço, ao lado de seu condutor — um marco que abriu caminho para demais cães de trabalho no país.

Zaara foi o primeiro cão de busca da 3ª Companhia em Brusque, tornando-se referência em treinamentos e operações em áreas colapsadas, deslizamentos, matas e ambientes aquáticos. Sua atuação resultou na localização de vítimas e descartes de áreas em cenários de grande destruição.

Com o encerramento das atividades de campo, Zaara não deixará a missão. Ela passará a integrar projetos sociais e de Terapia Assistida por Animais, acompanhando o sargento De Souza — seu condutor desde o início da jornada.

Em homenagem, De Souza emocionou-se ao relembrar os desafios enfrentados ao lado de Zaara:

“Encerramos mais um ciclo. Só eu, a Zaara e minha família sabemos o que enfrentamos. Foram dias e noites de dedicação, longe de casa, em nome da missão [...] À você, minha eterna parceira, minha heroína, Zaara: obrigado por tudo.”

 

O major Alan Delei Cielusinski, presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate de Salvamento com Cães do CBMSC, também prestou tributo:

“Zaara representa um exemplo inspirador de amor, bravura e lealdade. Uma verdadeira veterana que deixa um legado inestimável para o CBMSC e para todo o Brasil.”

 

Fonte: Governo de SC

Comentários