A chuva realmente influencia o humor? Existem muitas maneiras pelas quais as precipitações afetam o comportamento humano. Segundo um estudo universitário de 2008, a chuva teria até mesmo causado a queda de três dinastias na antiga China. Ao analisar as estalagmites de uma caverna, os pesquisadores conseguiram vincular períodos de chuvas significativamente reduzidas a períodos de agitação social e ao fim das dinastias Tang, Yuan e Ming. Acredita-se que isso esteja relacionado à redução da produção de arroz.
Uma investigação do New York Times em 2009 descobriu que as taxas de homicídio em Nova York diminuem significativamente em dias de chuva. E no Reino Unido, o Dr. Peter Langmead-Jones, da polícia de Greater Manchester, publicou um estudo em 2015 baseado na análise de 6,6 milhões de registros policiais de uma década. Ele revelou que a criminalidade aumenta à medida que a temperatura sobe até 18 °C, e depois começa a diminuir com o aumento adicional da temperatura.
Mas as precipitações podem influenciar certos tipos de crime? Langmead-Jones acredita que sim.
"A pesquisa mostrou que quanto mais intensas são as precipitações, menor é o número de crimes registrados", afirmou. "Isso confirma um princípio básico da atividade policial: chuvas fortes reduzem ou suprimem crimes. Isso é comumente chamado de 'PC Rain'. Existe uma forte associação entre chuvas intensas e violência, incluindo violência doméstica, mas sabemos que os abusos domésticos muitas vezes são alimentados pelo álcool. Pode ser que as chuvas fortes desencorajem as pessoas de saírem para comprar e consumir álcool, o que resulta em menos crimes."
A psicóloga Dra. Keri Nixon, especialista em crimes violentos, afirma que as pessoas "tendem a não querer sair e cometer crimes quando o tempo está ruim, a menos que estejam desesperadas. Mesmo para crimes oportunistas, aqueles não premeditados, contra indivíduos, há menos pessoas circulando."
Um estudo mais antigo, mas igualmente interessante, de 1997, concluiu que o comportamento das crianças pode prever tempestades: quando a pressão atmosférica está baixa, elas se comportam da pior maneira! A explicação pode ser que os íons positivos na atmosfera aumentam a pressão arterial e, consequentemente, a irritabilidade.
Outro estudo de 2012 descobriu que as mulheres são desproporcionalmente afetadas de maneira negativa pela chuva! Quando a pressão está baixa, o humor também cai, e muito.
Além disso, chuvas intensas podem aumentar a fome: quando o céu está nublado e a luz solar é escassa, a serotonina diminui... e o desejo por carboidratos aumenta!
Há algum lado positivo? O som das gotas de chuva é relaxante e induz ao sono, pois consegue reduzir a atividade cerebral, melhorando a qualidade do sono. Então, a melhor coisa a fazer em dias de chuva pode ser se aconchegar e tirar uma soneca.
(Foto Getty Images)