Freddie Mercury é o maior cantor de rock de todos os tempos. Isso foi certificado pela rádio britânica Planet Rock, que lançou uma pesquisa entre seus ouvintes. A lendária voz do Queen, que faleceu em 1991, recebeu 13,4% dos votos, seguida por Ronnie James Dio, que também faleceu em 2010, com 10,5% dos votos. Participaram da pesquisa 8.627 pessoas, uma amostra que não é exatamente significativa, mas que certamente coroou uma das maiores vozes que o rock expressou em sua história. Até a ciência se interessou por Freddie Mercury, descobrindo que o cantor britânico tinha um alcance vocal único de quatro oitavas. Ele usou uma técnica rara chamada "subharmônica". Suas cordas vocais se moviam mais rápido do que a média, ele possuía um vibrato mais impressionante até do que o de Luciano Pavarotti.
O Top Ten do Planet Rock inclui Robert Plant do Led Zeppelin, Myles Kennedy, Bruce Dickinson do Iron Maiden, Chris Cornell e David Coverdale, entre outros. Ann Wilson, do Heart, é a primeira cantora, na oitava posição, para uma 'parada de gênero' que também inclui Janis Joplin, Stevie Nicks e Lzzy Hale nas 50 primeiras posições. Entre os que não conseguiram entrar na lista estão David Lee Roth, Alice Cooper, Joe Elliott, Paul Stanley, Alex Harvey, Jim Morrison e John Fogerty.
Trinta e três anos após sua morte, Freddie Mercury continua a cativar milhões de fãs, graças ao seu gênio musical, voz mágica e criatividade incomparável.
(Foto: Getty Images)